image1

O Grupo Virtut

O Grupo Virtut nasceu em novembro de 2015 por meio de uma reunião intermediada por Maria Epinefrina. Um anuncio colado nas paredes "Formação de Grupo de Dança contemporânea dia 30 de outubro de 2015 na sala de dança do Cuca Mondubim. Aulas de dança moderna e contemporânea, interessados entrar em contato" era uma ação desesperada de desafogamento encontrada pela "bailarina do pé quebrado" Maria Epinefrina que largou das companhias para acreditar nas suas percepções e pensar em novas maneiras de dançar. Para a sua surpresa houve 31 inscritos, para o seu contentamento compareceram no dia 10 pessoas. 


Formaram o grupo jovens com faixa etária entre 14 e 17 anos que habitavam ao redor do Cuca Mondubim, contudo, com as demandas aumentando (viagens,carga horaria, ensaios em outros lugares quando o Cuca não tinha espaço disponível) os pais foram colocando barreiras para a continuação dos jovens no grupo, em contrapartida, pessoas mais velhas e artistas da cidade começaram a se interessar em estar e compor o grupo. O grupo mantem-se pulsando.


Em nosso percurso acreditamos em uma dança que nasce de nossas experiências para com o mundo desde nossas memorias ancestrais marcadas em nossa corporeidade até o agora, aliando a pesquisa de movimentação e a analise do mesmo. Todo corpo é potente em dança, não tem esse que não guarde algum repertorio de movimento para ser dançado.


Em nossos trabalho temos Ao meio (2015), Gólgota com o grupo Populart (2016), Rebuliço que é um palco aberto de dança realizada pelo grupo em praças de Fortaleza e NOIS 1º temporada (2017) NOIS 2º temporada (2018)



Formação atual

Caironi Ramos

image2

 Graduando no curso de Dança Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará. Artista visual, Produtor cultural, Dragqueer, Modelo, Maquiadora, Atriz e Performer.  

Instagram: @corpacaironi

Georgia Amaro

image3

Atriz, Performer, pesquisadora, arte educadora. Graduada no Curso    

licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, ciências e tecnologias (IFCE)

Laboratório de Pesquisas Cênicas e Audiovisuais, Escola de Altos Estudos em Teatro || Coletivo Soul 

Instagram: @agratiaplena  

Mariana Chaves

image4

Atriz, Dançante, Graduando em Licenciatura em teatro na Universidade Federal do Ceará

Instagram: @_mambapreta

Residência de férias

             A fim de compartilhar dos processos e pesquisas do NOIS e explorar as perspectivas de espaço que se habita, o grupo Virtut e Carnaúba Cultural convida artistas de diversas linguagens interessados em composição para residirmos juntos durante o mês de julho.

             Os encontros vão ser trabalhados na perspectiva de nossas pesquisas acerca das relações cotidianas e do corpo que ocupa e serão mediados por Maria Epinefrina, diretora do NOIS, com colaboração dos integrantes do grupo Caironi Ramos, Georgia Dielle, Mariana Chaves e Vitrilis Rodrigues e dessa forma, serão divididas as técnicas, as percepções e práticas que nos atravessam e nos faz existir enquanto grupo que se encontra para pesquisar corpo.

               Os encontros vão acontecer no mês de julho, nas terças, quartas e quintas das 14 às 17 horas na Carnaúba Cultural, utilizando o espaço como dispositivo para direcionar nossas vivências. A ideia é usar tijolos empilhados na forma de paredes e chão, para pesquisar as possíveis relações, movimentações e poéticas.

                Como estar junto com o fluxo do espaço? Como transformar parede em chão? O que é a parede? Serão trabalhados elementos como peso, suas transferências e vetores, caminhar, equilíbrio, mobilidade da coluna, ir ao chão, subir na parede, ir ao teto, encaixes, força, estar junto, estar na casa, por meio da criação de uma obra em audiovisual.

                 Ao todo serão 7 vagas, as inscrições vão até o dia 30 ou quando o número de vagas for preenchido. Não haverá seleção, interessados se acheguem nesse projeto de férias de um mês. Vai ser intenso!


Condições de participação:


- Ser maior de 18 anos.

- Experiência anteriores em processo de criação.


Inscrições:


https://forms.gle/EEMs2pWAanW1rYWm9


(Edição 27/06/2019 - Inscrições encerradas!)


image5
image6

1º temporada de NOIS - 2017

Elenco: Caironi Ramos, David Arriguci, Kahlo, Rafael Crisóstomo, Stephane Nojosa


Realizamos 8 apresentações com roda de conversa no final com o grupo e o público, não com o intuito de explicar o que se passou ali, não é de interesse do grupo Virtut levar o espetáculo ao campo do raciocínio, mas interessa permitir um diálogo e quebrar a barreira entre público e artista, traçando discussões formativas que ampliem novas percepções da dança produzida aqui no Ceará. 

image7

2º temporada de NOIS - 2018

Elenco: Caironi Ramos, Dann Campos, Georgia Amaro, Mariana Chaves


 O trabalho estava recluso, contudo, foi contemplado no edital de ocupação do teatro Carlos Câmera, o que fez Maria Epinefrina olhar novamente para o trabalho que foi remontando, dessa vez mais madura, com um novo elenco que acredita e confia na sua direção.

Fizemos também uma temporada no Teatro Universitário com o apoio do Karthaz Studio e Propono Consultoria com bilheteria e em resposta ao nosso trabalho tivemos casa cheia nas 5 noites que apresentamos. 

Gólgota é uma realização anual do Grupo Populart com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, é uma das mais famosas Paixões de Cristo do Ceará que circula não só em Fortaleza como em outros municípios do Ceará por meio de parceria com as prefeituras. Nesse ano esta teve direção cênica de Magno Carvalho, direção musical de Viviane Brasil, Direção Coreográfica assinada por Maria Epinefrina que por sua vez trouxe consigo o Grupo Virtut para compor o corpo de baile.


Participavam do Grupo Virtut:


Bianca Nascimento, Caironi Ramos, Camila Gomes, David, Ismael, Israel Mendes, Lynda Maria, Ryan Carvalho, Rayssa Barbosa, Samuel Vasconcelos 

image8

Sinopse

Nos tempos onde a “selfie” é mais importante que o momento, pessoas são etiquetadas, aprisionada nos redomas de trabalho e capital, na grande violência e um possível conformismo, um viver automático ditado por padrões e convenções, acabam tornando o ser interno doente.


Ao meio é uma ação espetáculo performance percurso realizada no Centro de Fortaleza, uma criação coletiva que aparecia no meio do caminho, incomodava.


Elenco:

 

Caironi Ramos, Camila Gomes, Israel Mendes, Lynda Maria, Rayssa Barbosa, Ryan Carvalho, Samuel Vasconcelos, Maria Epinefrina




image17

Nos encontrar para dançar

Rebuliço é um projeto social idealizado e proposto pelo Grupo Virtut que tem a intenção de aproximar a dança da cidade e comunidade de forma abrangente propondo oficinas, palco aberto, rodas de conversa, rodas de improvisação e entre outras coisas. É um evento totalmente colaborativo que só é possível graças a outros artistas que se juntam propondo parte da programação ou ajudando na estrutura do evento. 


A convocatória é feita pela internet usando as redes sociais formando um diálogo e unindo os dançantes de Fortaleza. Ao todo foram feitas quatro edições, na praça da Gentilandia no Bairro Benfica, na Praça do Conjunto Esperança, na Praça de Santa Cecilia e na na Ocupação da Escola CAIC no bairro Bom Jardim.